Gustav e Dora artilharia alemã WW II

Postado por gian On 00:54

Schwerer Gustav e Dora são os nomes pelos quais ficaram conhecidos os canhões ferroviários 80 cm alemães. Os canhões foram desenvolvidos no final dos anos 30 pela Krupp, com o objetivo de destruir alvos fortificados. Pesavam cerca de 1344 toneladas, e podiam disparar projéteis de até 7 toneladas a uma distância superior a 37 km. Preparados para a Segunda Guerra, tinha-se por objetivo usá-los contra a Linha Maginot durante a Batalha de França. Um dos canhões foi usado na Rússia, no cerco a Sebastopol durante a Operação Barbarossa, sendo destruído ao final da guerra com o objetivo de evitar a sua captura.



Em 1934 o Alto Comando Alemão (OKH, na sigla em alemão) encomendou da fábrica Krupp em Essen a criação de uma arma capaz de destruir as fortificações francesas na Linha Maginot, que estava próxima de ser completada. A arma deveria ser capaz de perfurar até 7 metros de concreto reforçado e uma placa blindada de 1 metro, estando fora do alcance da artilharia inimiga. O engenheiro da Krupp, Dr. Erich Müller calculou que seria necessário um canhão com calibre de cerca de 80 cm, disparar um projétil de 7 toneladas de um cano de 30 metros. Tal arma teria um peso de mais de 1000 toneladas. O tamanho e o peso significariam que para se movimentar seria necessário um suporte de dois pares de trilhos idênticos.

Em 1941 Alfred Krupp recebeu Hitler e Albert Speer no campo de testes de Rügenwald durante o início das avaliações formais do canhão "Gustav". Como resultado, foram encomendados dois canhões. Nos testes seguintes, ainda usando algumas peças provisórias, o "Schwerer Gustav" disparou projéteis de 7.100 kg a uma distância de 37.210 metros.



Em fevereiro de 1942 o canhão Gustav iniciou sua viagem com destino à Criméia, sendo transportado por um trem com 25 vagões totalizando um comprimento de 1.6 km. O canhão chegou ao istmo de Perekop em março de 1942, onde ficou até abril. Trilhos especiais foram construídos para a via férrea de Simferopol-Sebastopol, 16 km a norte do alvo. O cerco a Sebastopol seria o primeiro teste em combate do canhão; em maio iniciou-se o posicionamento e em 5 de junho ele estava pronto para disparar. Os alvos foram:

* 5 de junho
o Artilharias costeiras a uma distância de 25.000 m. Oito projéteis disparados.
o Forte Stalin. Seis projéteis disparados.

* 6 de junho
o Forte Molotov. Sete projéteis disparados.
o Nove projéteis disparados contra um depósito de munição na baía de Severnaya.

* 7 de junho
o Disparos pra apoiar um ataque da infantaria. Sete projéteis disparados.

* 11 de junho
o Forte Sibéria. Cinco projéteis disparados.

* 17 de junho
o Forte Máximo Gorki. Cinco projéteis disparados.

Ao fim do ataque, Sebastopol estava em ruínas após a onda de 30.000 toneladas de explosivos. "Gustav" disparou 48 projéteis e desgastou seu cano original, que já havia realizado cerca de 250 disparos durante a fase de desenvolvimento e testes. Foi adaptado um cano reserva e o original foi enviado à fábrica Krupp em Essen.

O canhão foi desmontado e levado para o norte do front do leste, onde foram planejados ataques a Leningrado. O canhão foi posicionado a cerca de 30 km da cidade, entretanto, o ataque foi cancelado. Posteriormente ele foi reconduzido à Alemanha para reparos na fábrica Krupp.

Em abril de 1945 os alemães destruíram o canhão para evitar sua captura e os destroços foram encontrados numa floresta a 15 km a norte de Auerbach.

Características gerais

* Calibre: 800 mm
* Peso total: 1.350 Toneladas
* Comprimento total: 47.3 m
* Comprimento do cano: 32.48 m
* Altura: 11.6 m
* Largura: 7.1 m
* Propulsão: 2 locomotivas
* Elevação máxima: 48° a 65°
* Peso da granada: 7.1 ton. (anticoncreto) e 4.8 ton. (HE)
* Cadência de disparo: 1 disparo a cada 30 a 45 minutos
Munição

Alto-explosivo (HE)

* Peso do projétil: 4.8 toneladas
* Velocidade: 820 m/s
* Alcance máximo: 48 km
* Massa de explosivos: 700 kg

Projétil anticoncreto

* Comprimento: 3.6 m
* Peso: 7.1 toneladas
* Velocidade: 721 m/s
* Alcance máximo: 38 km
* Massa de explosivo: 280 kg
* Penetração: 7 m de concreto em sua elevação máxima.

O Landkreuzer P. 1500 Monster foi um Protótipo de um tanque ultra-pesado, projetado pela Krupp, que serviria de plataforma para o veiculo de artilharia Schwerer Gustav. O projeto começou em 1942, mas foi cancelado por Albert Speer. Se completado ele passaria o Panzer VIII Maus (o maior tanque já fabricado) e até mesmo o Landkreuzer P. 1000 Ratte (que também nunca foi concluído).


P. 1500


P. 1000



O "Litle Gustav" aparece nos 1:20 de video, chega até à parecer brincadeira...

pra quem leu até aqui é por que gostou da matéria e se não gostou comente sobre o que gostaria de ler nesse blog...

valeu.....

quem for kibar isso pelo menos bote a referência

3 comentários

  1. kinmarx Said,

    otimo post!!! parabens

    Posted on 10 de julho de 2009 às 17:59

     
  2. UEG Said,

    quero um desse pra levar pra casa

    Posted on 11 de julho de 2009 às 21:03

     
  3. Pablo Said,

    quero um desse pra levar pra casa [2]

    Posted on 12 de julho de 2009 às 16:00

     

Postar um comentário